O nosso projeto 

O Projeto CapacitArte nasce para dar continuidade ao trabalho realizado na área da Empregabilidade pelo Clube Intercultural Europeu, no âmbito da Rede EFE.

Esta rede agrega um conjunto de parceiros que atuam nas áreas da Educação, Formação e Emprego nas freguesias do Areeiro, Beato e Penha de França.

Pretendemos capacitar pessoas desempregadas ou com desejo/necessidade de reconversão profissional, que procurem adquirir ou melhorar determinadas competências, tanto ao nível social como técnico. 

O projeto foca-se na melhoria da qualidade de vida e capacitação da comunidade que habita o Bairro Portugal Novo. Tem como objetivo principal favorecer o desenvolvimento de competências pessoais e sociais de pessoas desempregadas para a sua inclusão social e profissional através de um programa estruturado com base numa metodologia de auto-descoberta e empoderamento, que parte do individual e da especificidade de cada pessoa.

O projeto está inserido no Programa BIP/ZIP 2018, financiado pela Câmara Municipal de Lisboa e  é promovido pelo Clube Intercultural Europeu.

Parceiros
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Fundação Aga Khan
Escola Artística António Arroio,
Associação Auxílio e Amizade
Junta de Freguesia do Areeiro
Associação de Moradores Portugal Novo/Olaias Paz, Amizade e Cores
AMI
RedEmprega Lisboa (CML)

 Objetivos 

  • Desenvolvimento de competências pessoais
    e sociais
    e a inclusão social e profissional

     

  • Identificar problemas, recursos e potencialidades no que toca à empregabilidade e projetos de vida individuais
     

  • Promover e facilitar o desenvolvimento interpessoal e profissional de pessoas desempregadas, ou com desejo ou necessidade de reconversão profissional, aumentando a motivação, a autoestima,

  • o autoconceito e a atitude empática, capacitando para uma procura de emprego eficaz e integração no mercado de trabalho, através de ações de capacitação completas e sustentadas.

  • Favorecer a integração no mercado de trabalho através da formação em contexto real de trabalho, potenciando o encontro entre as necessidades e projetos de vida dos/as participantes e as necessidades das empresas que os/as acolhem neste processo